A primeira teoria criteriosa sobre a origem da vida surge na Grécia Antiga, com Aristóteles, que formula a hipótese de geração espontânea. Até então, predominavam as explicações religiosas e místicas. A doutrina de Aristóteles domina os meios científicos por quase 2 mil anos. Só em 1864 que Pasteur prova que a vida surge sempre a partir de outra forma de vida semelhante e não de matéria inorgânica.
GERAÇÃO ESPONTÂNEA Segundo o princípio da geração espontânea ou abiogênese formulado por Aristóteles, alguns seres vivos se desenvolvem a partir da matéria inorgânica em contato com um princípio vital, ou "princípio ativo". A vida surgiria sempre que as condições do meio fossem favoráveis. Mosquitos e sapos, por exemplo, brotariam nos pântanos. De matérias em putrefação, apareceriam larvas.
BIOGÊNESE Em 1864 o químico e biologista francês Louis Pasteur (1822-1895) realiza uma série de experiências com os frascos com "pescoço de cisne" e demonstra que não existe no ar ou nos alimentos qualquer "princípio ativo" capaz de gerar vida espontaneamente. Abre caminho para a biogênese, segundo a qual a vida se origina de outro ser vivo preexistente
Origem da vida na Terra
Até hoje não existe uma resposta científica definitiva sobre a origem da vida no planeta. A primeira idéia foi a de que a vida teria vindo do espaço, fruto de uma "semente" de outro planeta. Hoje a hipótese mais difundida é a da origem terrestre. A vida surge há cerca de 3,5 bilhões de anos quando o planeta tem uma composição e atmosfera bem diferentes das atuais. As primeiras formas surgem em uma espécie de caldo de cultura resultante de complexas reações químicas e de radiação cósmica.
QUIMIOSSÍNTESE É a hipótese de que as primeiras formas de vida na Terra estão condicionadas à existência prévia de compostos orgânicos (proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos). A energia necessária para a síntese destes complexos seria fornecida pelas radiações ultravioleta e cósmica. Em 1936 Alexander Oparin propõe que a partir de gases da atmosfera primitiva formam-se os primeiros compostos orgânicos que evoluem naturalmente até originarem os primeiros seres vivos.
TEORIA DOS COACERVADOS
Anos depois, Oparin diz que as moléculas protéicas existentes na água se agregam na forma de coacervados (complexos de proteína). Essas estruturas, apesar de não serem vivas, têm propriedades osmóticas e podem se unir, formando outro coacervado mais complexo. Da evolução destes coacervados, surgem as primeiras formas de vida.
A Evolução das Espécies
A primeira teoria sobre a evolução das espécies é elaborada pelo naturalista francês Lamarck em 1809 (ano em que nasce Charles Darwin). A capacidade dos seres vivos de mudar e evoluir já havia sido observada e registrada por muitos estudiosos, mas é apenas com Lamarck que surge a primeira hipótese sistematizada. ADAPTAÇÃO AO MEIO
Lamarck diz que os seres vivos evoluem "sem saltos ou cataclismos" de forma "lenta e segura". Para se adaptar melhor ao meio, os seres vivos se modificam a cada geração. A girafa, por exemplo, teria desenvolvido um pescoço comprido para se alimentar das folhas de árvores muito altas. Os órgãos que são menos usados atrofiam, de geração em geração, e desaparecem. Caracteres adquiridos - Para Lamarck, as características que um animal adquire durante sua vida podem ser transmitidas hereditariamente. Um animal que perde parte de sua cauda, por exemplo, pode ter filhos com a cauda curta. Lamarck (1744-1829) - Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, cavaleiro de Lamarck, aos 24 anos abandona a carreira militar para se dedicar à medicina e à botânica. Em 1778, publica Flora francesa, que faz grande sucesso. Exerce grande influência na fundação do Museu Nacional de História Natural, em Paris. É o fundador da biologia como ramo específico da ciência, em 1802. Em 1809, publica o livro Fisiologia zoológica, expondo pela primeira vez sua teoria da evolução. A obra encontra oposição nos meios conservadores, e Lamarck cai no ostracismo. Viúvo por quatro vezes, morre cego e na miséria.
SELEÇÃO NATURAL
Teoria descrita pelo naturalista Charles Darwin para explicar como as espécies animais e vegetais evoluem. Diz que o meio ambiente seleciona os seres mais aptos. Em geral, só estes conseguem se reproduzir e os menos dotados são eliminados. Assim, só as diferenças que facilitam a sobrevivência são transmitidas à geração seguinte. Ao longo das gerações, essas características firmam-se e geram uma nova espécie. Darwin não consegue distinguir as variações hereditárias das não hereditárias. Alguns anos depois, Mendel desvenda os fenômenos hereditários e os compatibiliza com o princípio da seleção natural. O modelo da origem das espécies de Darwin mantém-se válido em suas linhas gerais, porém o caráter diferenciador decisivo cabe às mutações das células reprodutivas e não das somáticas (que constituem o corpo). Charles Robert Darwin (1809-1882) nasce em Shrewsbury, Inglaterra. Aos 16 anos entra na faculdade de medicina e interessa-se, particularmente, por história natural. Logo abandona os estudos e é mandado pelo pai para Cambridge, onde estuda teologia. Sua amizade com cientistas conceituados o leva a ser convidado a participar, como naturalista, de uma volta ao mundo no navio Beagle, promovida em 1831 pela marinha inglesa. A expedição tinha o objetivo de aperfeiçoar e completar dados cartográficos. Esta peregrinação de cerca de cinco anos contribui para fundamentar sua teoria da evolução. Em 1859 publica A origem das espécies. Em 1871 publica A descendência do homem. Os livros abrem polêmica principalmente com a Igreja, pois a evolução orgânica nega a história da criação descrita no livro do Gênesis. Darwin também enfrenta o protesto de conservadores que recusavam admitir que a espécie humana tivesse ascendentes animais. Neodarwinismo - No século XX, a teoria darwinista foi sendo adaptada a partir de descobertas da Genética. Essa nova teoria, chamada de sintética ou neodarwinista, é a base da moderna Biologia. A explicação sobre a hereditariedade das características dos indivíduos deve-se a Gregor Mendel (1822-1884), em 1865, mas sua divulgação só ocorre no século XX. Darwin desconhecia as pesquisas de Mendel. A síntese das duas teorias foi feita nos anos 30 e 40. Entre os responsáveis pela fusão estão os matemáticos John Burdon Haldane (1892-1964) e Ronald Fisher (1890-1962), os biólogos Theodosius Dobzhansky (1900-1975), Julian Huxley (1887-1975) e Ernst Mayr (1904-). A teoria neodarwinista diz que mutações e recombinações genéticas causam as variações entre indivíduos sobre as quais age a seleção natural.
Questões
01. De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, qual seria a composição química da Terra primitiva?
02. Qual foi a hipótese básica das experiências de Sidney Fox em relação à origem da vida?
03. “Um pesquisador cortou as cauda de camundongos e cruzou estes animais entre si. Quando os filhotes nasceram, o pesquisador cortou-lhes as caudas e novamente cruzou-os entre si. Continuou a experiência por 20 gerações e na 21ª geração os camundongos apresentavam caudas tão longas quanto as da primeira.”
Este experimento demonstrou que:
a) A hipótese de Lamarck sobre a herança dos caracteres adquiridos está correta.
b) Os caracteres adquiridos não são transmitidos à descendência.
c) A teoria mendeliana está errada.
d) Não existe evolução, pois os ratos não se modificam.
e) Este experimento não pode ter dado esse resultado, pois já a partir da 2ª geração os ratos nasceriam sem cauda.
04. Sobre a teoria de Darwin, pode-se considerar que, para que ela fosse completa:
a) teria de explicar como as características adquiridas são transmitidas;
b) não poderia considerar que todos os animais da Ordem Primata, incluindo a espécie humana, tivessem uma origem comum;
c) deveria mencionar o fato de que a evolução tem como causa exclusiva a mutação;
d) teria de explicar a origem das variações nas espécies;
e) deveria dizer que as variações são impostas pelo meio ambiente.
05. São princípios aplicados no lamarckismo, exceto:
a) Em uma região, havendo competição, sobreviverá o mais bem adaptado.
b) O desenvolvimento do órgão é proporcional ao uso.
c) Um novo órgão poderá ser formado no organismo quando se cria uma nova necessidade.
d) Um órgão que, com o tempo, tem pouca atividade será extinto.
e) Todas as novas aquisições de um organismo serão transmitidas aos descendentes.
06. Segundo a moderna teoria sintética da evolução, cite as duas principais fontes da variabilidade genética.
07. (FUVEST) Qual é a relação existente entre a mutação genética e a seleção natural na evolução dos organismos?
08. (UF - Sergipe) Em qual dos processos abaixo resultam, obrigatoriamente, indivíduos com patrimônios genéticos diferentes?
a) poliembrionia
b) brotamento
c) fissão transversal
d) ovulação múltipla
e) regeneração de partes perdidas
09. Os principais fatores evolutivos que constituem a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo são:
a) fluxo gênico, oscilação genética e seleção natural;
b) mutação, recombinação gênica e oscilação genética;
c) recombinação gênica, mutação e fluxo gênico;
d) seleção natural, recombinação gênica e mutação;
e) oscilação genética, fluxo gênico e recombinação gênica.
10. O processo de especiação inicia-se quando:
a) ocorre a troca de genes entre duas espécies, antes isoladas geograficamente;
b) ocorre a troca de genes entre duas populações, antes isoladas geograficamente;
c) a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita devido, geralmente, a um isolamento geográfico;
d) a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita devido, geralmente, à segregação independente;
e) ocorre a troca de genes entre duas espécies, independentemente do isolamento geográfico.
02. Qual foi a hipótese básica das experiências de Sidney Fox em relação à origem da vida?
03. “Um pesquisador cortou as cauda de camundongos e cruzou estes animais entre si. Quando os filhotes nasceram, o pesquisador cortou-lhes as caudas e novamente cruzou-os entre si. Continuou a experiência por 20 gerações e na 21ª geração os camundongos apresentavam caudas tão longas quanto as da primeira.”
Este experimento demonstrou que:
a) A hipótese de Lamarck sobre a herança dos caracteres adquiridos está correta.
b) Os caracteres adquiridos não são transmitidos à descendência.
c) A teoria mendeliana está errada.
d) Não existe evolução, pois os ratos não se modificam.
e) Este experimento não pode ter dado esse resultado, pois já a partir da 2ª geração os ratos nasceriam sem cauda.
04. Sobre a teoria de Darwin, pode-se considerar que, para que ela fosse completa:
a) teria de explicar como as características adquiridas são transmitidas;
b) não poderia considerar que todos os animais da Ordem Primata, incluindo a espécie humana, tivessem uma origem comum;
c) deveria mencionar o fato de que a evolução tem como causa exclusiva a mutação;
d) teria de explicar a origem das variações nas espécies;
e) deveria dizer que as variações são impostas pelo meio ambiente.
05. São princípios aplicados no lamarckismo, exceto:
a) Em uma região, havendo competição, sobreviverá o mais bem adaptado.
b) O desenvolvimento do órgão é proporcional ao uso.
c) Um novo órgão poderá ser formado no organismo quando se cria uma nova necessidade.
d) Um órgão que, com o tempo, tem pouca atividade será extinto.
e) Todas as novas aquisições de um organismo serão transmitidas aos descendentes.
06. Segundo a moderna teoria sintética da evolução, cite as duas principais fontes da variabilidade genética.
07. (FUVEST) Qual é a relação existente entre a mutação genética e a seleção natural na evolução dos organismos?
08. (UF - Sergipe) Em qual dos processos abaixo resultam, obrigatoriamente, indivíduos com patrimônios genéticos diferentes?
a) poliembrionia
b) brotamento
c) fissão transversal
d) ovulação múltipla
e) regeneração de partes perdidas
09. Os principais fatores evolutivos que constituem a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo são:
a) fluxo gênico, oscilação genética e seleção natural;
b) mutação, recombinação gênica e oscilação genética;
c) recombinação gênica, mutação e fluxo gênico;
d) seleção natural, recombinação gênica e mutação;
e) oscilação genética, fluxo gênico e recombinação gênica.
10. O processo de especiação inicia-se quando:
a) ocorre a troca de genes entre duas espécies, antes isoladas geograficamente;
b) ocorre a troca de genes entre duas populações, antes isoladas geograficamente;
c) a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita devido, geralmente, a um isolamento geográfico;
d) a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita devido, geralmente, à segregação independente;
e) ocorre a troca de genes entre duas espécies, independentemente do isolamento geográfico.
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